12 de Dezembro: Dia da Cobertura Universal de Saúde

Todos os anos, em 12 de dezembro, milhares de pessoas do mundo todo se mobilizam no Dia da Cobertura Universal de Saúde para pedir sistemas de saúde fortes e equitativos que não deixem ninguém para trás. E agora, líderes de todos os países se comprometeram com a #SaúdeParaTodos. Neste 12/12, junte-se a nós para exigir ação. O tema da campanha de 2019 é “Mantenham a Promessa”.

Em 23 de setembro de 2019, todos os Estados Membros da ONU concordaram com uma Declaração Política sobre a Cobertura Universal de Saúde. Os Chefes de Estado, na Reunião de Alto Nível sobre o tema, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), demonstraram comprometimento em garantir a Cobertura Universal de Saúde para as pessoas de seus países.

Ao adotar a declaração, os Estados-membros da ONU se comprometeram a avançar em direção à cobertura universal de saúde, investindo em quatro áreas principais em torno da atenção primária. Os Estados Membros da ONU reconheceram a importância da atenção primária à saúde como “a pedra fundamental de um sistema de saúde sustentável para a Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à saúde”.

Agora, é a vez dos apoiadores da Cobertura Universal de Saúde de enviar uma mensagem a eles em alto e bom tom: Mantenham a Promessa.

Nós precisamos ver planos de ação para garantir a saúde como um direito, não um privilégio. Necessitamos de um investimento real em uma sociedade em que todas as pessoas – independentemente de gêneto, etnia, credo, cidadania, idade, habilidades, orientação sexual ou condições financeiras – possam obter os cuidados de saúde de qualidade de que precisam e confiam sem enfrentar dificuldades financeiras. Nós precisamos ver sistemas de saúde fortes e equitativos que realmente não deixem ninguém para trás.

A campanha é liderada pelo movimento global UHC2030, que tem como objetivo construir sistemas de saúde mais fortes para cobertura universal de saúde.


#SaúdeParaTodos #CoberturaUniversaldeSaúde #UHCDay


Sobre a FEMAMA

A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a criação de políticas públicas de atenção à saúde da mama. A FEMAMA contribui para a campanha desde a sua primeira edição, em 2013, e, desde 2019, tornou-se membro do Mecanismo de Engajamento da Sociedade Civil para UHC2030 (CSEM).